top of page

Sobre mim

Desde quando cursava Psicologia na UFMG, na década de 1990, acreditava que eu deveria investir no exercício profissional que contribuísse com soluções para os problemas sociais. Assim que formei, optei por fazer um concurso público e servir ao município de Belo Horizonte nas políticas públicas de Assistência Social e Saúde.  Durante três décadas me dediquei a essas políticas públicas e apreendi muito sobre a vida e sua subjetividade forjada na realidade social. 

​

Na proximidade de optar pela minha aposentadoria no serviço público, novamente me deparei com a necessidade de elaborar sobre o meu futuro e tomar a decisão se pararia de trabalhar ou se continuaria em uma condição diferente da atual. Optei por fazer uma transmissão de carreira e exercer a minha profissão na perspectiva clínica. Grande desafio! 

​

Para encarar esse desafio precisei elaborar sobre o meu exercício profissional até então e fazer conexões com novos conteúdos, mantendo assim, uma transmissão de carreira em uma base contínua da Psicologia. Reforcei essa identidade profissional e comecei a estudar. Optei pelo curso de especialização: Neurociência, Comportamento e Psicopatologia, pela PUC-PR/Artmed, que me permitiu a compreensão dos grandes avanços das psicoterapias e suas interfaces com a neuropsicologia, no contexto de novos formatos de identificação dos transtornos de saúde mental (DSM-5-TR). 

 

​

​

Ansiedade e depressão lideram entre os principais sofrimentos humanos, especialmente quando associados a questões sociais complexas, como racismo, gênero, idade e outras desigualdades que intensificam o sofrimento emocional. Pessoas em sofrimento mental procuram acolhimento e apoio para lidar os fatores que desregulam as suas emoções. A regulação emocional é um requisito básico para construir e manter um projeto de vida. Embora seja uma meta simples em teoria, tornou-se um grande desafio nos tempos atuais.

​

Essa atualização do campo da Psicologia me permitiu optar pela abordagem psicoterápica: Terapia Cognitiva-Comportamental – TCC – para oferecer serviço de psicologia. 

 

Para a formação em TCC eu busquei uma instituição nacionalmente reconhecida e de ensino/pesquisa que é a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – EEP/HCFMUSP – num curso operado pelo Instituto Cognitivo-Comportamental de Marília. Essa formação foi densa, com professoras/profissionais com vasta experiência em pesquisas e práticas clínicas baseadas  em evidências científicas. Acessar artigos científicos e evidências de eficácia das diversas técnicas de psicologia me dão segurança para o manejo clínico de diversos transtornos. 

​

A partir dessa minha trajetória profissional me coloco à sua disposição para oferecer serviços de psicologia, em destaque a Psicoterapia, para pessoas adultas e idosas, com muito compromisso ético e acreditando que a Psicologia, como ciência e como profissão, tem muito a oferecer à sociedade e contribuir para o bem-estar individual e coletivo. Atendimento presencial ou on-line. 

​​

Carla Andréa Ribeiro

​

© 2024 por Carla Ribeiro.

bottom of page